terça-feira, 29 de junho de 2010

O olho humano



Miopia: dificuldade de enxergar com nitidez de longe.
Hipermetropia: dificuldade de enxergar com nitidez de perto.
Astigmatismo: visão embaçada tanto de perto como de longe.

terça-feira, 22 de junho de 2010

História

A economia na Era Vargas


Economia - No campo econômico, Getúlio Vargas avançou no controle estatal das atividades ligadas ao petróleo e a combustíveis por meio da criação do Conselho Nacional do Petróleo, em 1938. Estimulou a indústria de base com a fundação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, em 1941, e obteve financiamento norte-americano para instalação da Fábrica Nacional de Motores, no Rio de Janeiro, em 1943. Inaugurou, também, a Companhia do Vale do Rio Doce, com o fito de explorar minérios. A fim de contribuir com a formação de mão-de-obra especializada para o setor industrial, instalou o Serviço Nacional da Indústria (Senai), em 1942, e o Serviço Social da Indústria (Sesi), em 1943.

Convém assinalar a diminuição da influência inglesa na economia nacional durante o período varguista, sendo essa substituída pela presença crescente do capital norte-americano. Houve significativo crescimento no número de indústrias nacionais durante o período da II Guerra Mundial, favorecidas pelas dificuldades de exportar bens maquinofaturados. Fenômeno semelhante já havia sido observado durante a I Grande Guerra, mas dessa vez foi mais expressivo.

Cumpre lembrar, ainda acerca da economia nacional, a substituição dos velhos mil-réis pelo Cruzeiro, fato ocorrido em 1942.

Por fim, convém esclarecer, que os direitos trabalhistas de que muito se vangloriam os varguistas ficaram restritos aos trabalhadores urbanos. A estrutura fundiária brasileira, causa de boa parte de nossas problemas ainda hoje, permaneceu inalterada durante todo o governo Vargas. Ele limitou-se a transferir capitais para as indústrias, mantendo a exploração secular dos trabalhadores rurais.


História


Populismo e Ditadura x Cidadania e Democracia

Os 15 anos em que o presidente Getúlio Vargas esteve no poder (1930-45) são lembrados por avanços em matéria de direitos sociais, mas também por medidas que privaram a população de direitos civis até hoje desrespeitados pelas polícias e pelo Estado.

A herança que o regime autoritário iniciado com o Estado Novo (1937) deixou para a segurança pública brasileira foi tema da segunda palestra da série “Violência e Segurança no Rio de Janeiro, ontem e hoje”, que aconteceu terça-feira (30), na Casa de Rui Barbosa.

Para a historiadora Dulce Pandolfi ,a Era Vargas acentuou a fragilidade de instituições ligadas aos direitos humanos e civis, o que se reflete até hoje no tratamento dado pelas polícias às classes menos favorecidas economicamente.

História


A Era Vargas

Populismo é uma forma de governar em que o governante utiliza de vários recursos para obter apoio popular. O populista utiliza uma linguagem simples e popular, usa e abusa da propaganda pessoal, afirma não ser igual aos outros políticos, toma medidas autoritárias, não respeita os partidos políticos e instituições democráticas, diz que é capaz de resolver todos os problemas e possui um comportamento bem carismático. É muito comum encontrarmos governos populistas em países com grandes diferenças sociais e presença de pobreza e miséria.

Getúlio Vargas, ex-presidente do Brasil, adotou o populismo como uma das características de seu governo. Apelidado de "pai do pobres", promoveu seu governo com manifestações e discursos populares, principalmente no Dia do Trabalho (1º de maio). Não respeitou a liberdade de expressão e a democracia no país. Usou a propaganda para divulgar suas ações de governo.

Grupos da Copa 2010

Copa do Mundo



O que é a Copa do Mundo

A Copa do Mundo (português brasileiro) ou Campeonato do Mundo de Futebol / Mundial (português europeu), é um torneio de futebol masculino realizado a cada quatro anos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). A primeira edição aconteceu em 1930, no Uruguai, com a vitória da seleção da casa. Nesse primeiro mundial, não havia torneio eliminatório, e os países foram convidados para o torneio. Nos anos de 1942 e 1946, a Copa não ocorreu devido à Segunda Guerra Mundial.

O Brasil é o país que alcançou mais títulos mundiais - cinco (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) - e o único pais que ganhou fora de seu continente. É também o único país a ter participado de todos os Campeonatos. Segue-se a seleção da Itália, tetracampeã (1934, 1938, 1982 e 2006); a Alemanha, tricampeã (1954, 1974 e 1990); os bicampeões Argentina (vencedora em 1978 e 1986) e Uruguai (vencedor em 1930 e em 1950); e, por fim, com um único título, as seleções da Inglaterra, campeã em 1966, e da França, campeã em 1998.

Copa do Mundo 2010


A Copa do Mundo FIFA de 2010 é a 19ª edição do evento e ocorre pela primeira vez no continente africano tendo como país anfitrião a África do Sul.

A Bola Jabulani

Chamada Jabulani, a bola oficial é produzida pela Adidas. A bola possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes da África do Sul. O nome da bola signifca "Celebrar", em IsiZulu.

terça-feira, 15 de junho de 2010

A goleada do Brasil 28/06

Além de garantir a vaga para as quartas de final, a vitória do Brasil sobre o Chile por 3 a 0 também ficará marcada de forma especial para dois jogadores: Juan e Robinho. Tanto o zagueiro, que abriu o placar, quanto o atacante, que foi o último a balançar as redes, fizeram nesta segunda-feira o primeiro gol de suas carreiras em uma Copa do Mundo.
O Brasil volta a campo agora na próxima sexta-feira, quando irá encarar a Holanda, às 11h (de Brasília), em Port Elizabeth.